O Programa Crédito do Trabalhador já recebeu 15 milhões de simulações de pedidos de empréstimo, segundo dados informados pela Dataprev ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Criado pela Medida Provisória nº 1.292, libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados do MEI. O programa teve início na sexta-feira (21).
No momento, O Crédito do Trabalhador está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada somente na Carteira de Trabalho Digital. A partir do dia 25 de abril, todos os bancos poderão ofertar o crédito através das suas plataformas digitais.
Além das 15.098.810 de simulações de pedidos de empréstimos, há 1.584.436 propostas solicitadas e 1.494 contratos fechados por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital, que tem atualmente 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
Como acessar o crédito
De acordo com o MTE, para acessar o crédito, por meio da da Carteira Digital do Trabalho, na aba Crédito do Trabalhador, o interessado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
A partir daí, o trabalhador recebe ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal do banco. Pela linha, o empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.