Ouvindo...

Lewandowski diz que tramitação da PEC da Segurança Pública depende de Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participa nesta segunda-feira (10) da cerimônia de posse dos novos ministros da Saúde e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI)

O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta segunda-feira (10) que aguarda com “grande expectativa” pela tramitação da PEC da Segurança Pública, que visa federalizar o comando da segurança pública nacional, como acontece com o Sistema Único de Saúde (SUS), na área da saúde.

A nova versão do texto foi apresentada por Lewandowski em janeiro deste ano, após uma longa negociação com os governadores.

A PEC está no Ministério da Casa Civil aguardando para ser enviada para análise do Congresso Nacional.

Lewandowski cobrou celeridade no envio do texto para análise do Congresso Nacional.

“A agenda do presidente é muito lotada, nós estamos aguardando para que, enfim, seja dado início à discussão no Congresso Nacional. Temos uma grande expectativa nesse sentido”, afirmou ele.

Leia também

O discurso foi feito nesta segunda-feira (10) participação na posse do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Segundo o governo federal, a PEC da Segurança Pública tem como foco reorganizar e fortalecer o sistema de segurança brasileiro por meio da integração entre os entes federados, preservando a autonomia dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.