Ouvindo...

Instagram adota novas restrições em contas de adolescentes a partir de hoje; veja mudanças

Uma das mudanças será nas notificações após às 22h; alterações já tiveram início nos Estados Unidos e somam mais de 7,7 milhões de usuários dos 13 aos 17 anos

A partir desta terça-feira (11), o Instagram vai começar a mudar algumas configurações das contas de adolescentes no Brasil e em outros países da América Latina. A ideia é reconfigurar automaticamente os perfis dos usuários com menos de 18 anos, que passam a ter uma série de restrições que só poderão ser retiradas com autorização dos pais.

O anúncio das restrições foram feitos no fim do ano passado após a Meta, dona do Instagram, receber diversos processos judiciais e críticas da comunidade científica por ser acusada de estar ciente de que a rede social causa danos à saúde mental de jovens, principalmente as meninas.

Mas afinal, o que muda na prática?

As mudanças que começam a ser implementadas vão tornar todas as contas novas e existentes em privadas por padrão, assim elas só poderão receber mensagens, marcações e menções de seguidores e conexões existentes.

A rede social também vai impedir que adolescentes recebam notificações entre as 22h e as 7h. As contas terão configurações mais restritivas para conteúdo sensível, como postagens com nudez ou violência ou que promovam procedimentos estéticos nas abas Explorar ou Reels.

Adolescentes com menos de 16 anos só vão conseguir alterar essas configurações e retirar as configurações com autorização dos pais. Sendo assim, eles vão precisar atrelar suas contas à de um adulto responsável para autorizar a mudança.

Além das configurações automáticas, os pais podem aumentar o tempo de restrição das notificações, acessar com quem os filhos estão conversando ou definir um tempo máximo de uso diário do Instagram.

“Vamos ter um filtro mais restrito para o conteúdo que os adolescentes podem acessar, ou seja, eles não vão ver conteúdos que não violam nossas políticas, mas que estão no limite do que permitimos ou pode ser sensível para menores. Por exemplo, conteúdos que podem contribuir para dismorfia corporal ou transtornos alimentares vão ficar mais restritos. O mesmo vale para conteúdo sexualmente sugestivo”, disse Antigone Davis, vice-presidente global de Segurança e Bem-Estar da Meta à Folha de SP.

Leia também

7,7 milhões de adolescentes usam o Instagram

Conforme a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 38% dos adolescentes de 13 a 14 anos dizem que o Instagram é a rede social que mais usam. Já entre os de 15 a 17 anos, são 62%. Juntos, eles somam mais de 7,7 milhões de usuários.

A mudança será chamada de ‘Conta de Adolescente’ e vai passar a ser instalada automaticamente nos usuários com menos de 18 anos. A idade mínima para utilizar a plataforma é 13 anos. A mudança nas configurações já teve início nos Estados Unidos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais