Ouvindo...

Instagram começa a impedir uso do aplicativo à noite por adolescentes; entenda

Mudanças tiveram início após investigação do The Wall Street Journal confirmar que a Meta estava ciente dos perigos para os adolescentes

Instagram começa a impedir uso do aplicativo à noite por adolescente; entenda

📲 Já está valendo o alerta para adolescentes que usam o aplicativo do Instagram por mais de 10 minutos após as 22h. Agora, o aplicativo emite alertas para os jovens menores de 18 anos. A notificação é enviada a quem estiver trocando mensagens na DM ou assistindo a vídeos no Reels.

A função de “pausa” no Instagram está disponível no menu de controle parental. Os pais que cadastraram as contas dos filhos adolescentes na Central da Família podem configurar o aviso. Na prática, ele pode dificultar o uso da rede social durante à noite.

Perguntas como: ‘Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite’, serão emitidos por meio do alerta. No anúncio, a Meta afirmou que está implementando os lembretes porque “o sono é importante, especialmente para os jovens”.

O objetivo da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, é lembrar os adolescentes que está tarde e incentivá-los a sair do aplicativo. A novidade passou a ser emitido no Brasil desde a última quinta-feira, dia 18.

Desde 2021, o Instagram começou a monitorar o uso do app por adolescentes. Mas, na época, a rede social implementou somente avisos de pausa, que podiam aparecer em intervalos de 10, 20 ou 30 minutos.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.