Ouvindo...

Ministro do STF se manifesta sobre caso de policial que teria ameaçado jornalista da Globo

Caso ocorreu na noite da última segunda-feira (30), em um supermercado na Zona Oeste de São Paulo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, se posicionou sobre o caso em que um policial civil teria ameaçado a jornalista da GloboNews Natuza Nery, na noite de segunda-feira (30), em um supermercado na zona oeste de São Paulo.

“O ataque sofrido por Natuza Nery, em razão do simples exercício diário de seu ofício, exige pronta resposta do poder público, em especial dos órgãos de persecução penal”, disse o magistrado através do X, antigo Twitter.

Outra manifestação foi feita também pelo ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que cobrou rapidez na investigação e responsabilização ao agressor.

“Minha solidariedade irrestrita à jornalista Natuza Nery, que sofreu um ataque recente de um agente do Estado. As autoridades de SP devem agir rapidamente para investigar e responsabilizar o agressor. A liberdade de expressão e o trabalho dos jornalistas são essenciais para a democracia. Quando um profissional de imprensa é agredido, todos perdem. Nesse momento, conclamo a sociedade a apoiar a imprensa livre e exigir proteção para os jornalistas. A luta pela liberdade de imprensa é uma responsabilidade coletiva”, pontuou Jorge Messias.

Leia também

Investigação

Equipes da Polícia Civil procuram por imagens de câmeras do estabelecimento que possam ter registrado o momento em que um policial civil teria ameaçado a jornalista. Testemunhas também serão convocadas para depor.

A Corregedoria da Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a conduta de um policial civil. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, uma investigação administrativa foi aberta contra o agente, que pode resultar no seu afastamento da corporação.

De acordo com o boletim de ocorrência, registrado no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, a jornalista acionou a Polícia Militar após ser confrontada pelo agente de segurança no momento que fazia compras. Ambos foram levados à delegacia, onde a Corregedoria assumiu o caso.

Nota Secretaria de Segurança Pública de SP

A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para apurar a acusação de ameaça contra a jornalista Natuza Nery por parte de um policial civil, na noite desta segunda-feira (30), em um supermercado da capital paulista. A vítima acionou a Polícia Militar por meio do 190 e ambos foram conduzidos até o 14° DP, para o registro da ocorrência. A corregedoria da Instituição, assim que cientificada dos fatos, se deslocou até à delegacia e assumiu as investigações, realizando diligências no estabelecimento em busca de imagens do ocorrido e eventuais testemunhas. Uma investigação no âmbito administrativo também foi aberta contra o agente, podendo resultar no seu afastamento.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.