A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo, através da Promotoria de Justiça Eleitoral de Cajamar (SP), realizaram, nesta sexta-feira (20), a Operação Pleito Ferido, para aprofundar as investigações sobre crimes eleitorais no município. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão para endereços residenciais e públicos no próprio município de Cajamar, na região metropolitana da capital paulista.
De acordo com as investigações, os envolvidos teriam organizado transporte particular gratuito de pessoas de baixa renda para centros hospitalares da região, com o objetivo de angariar e fidelizar eleitores para um candidato ao cargo de vereador.
O nome da operação se deve à possibilidade de que os fatos sob apuração tenham maculado o pleito eleitoral daquele município nas Eleições 2024.
Os envolvidos poderão responder, na medida de suas condutas, pelo crime de corrupção eleitoral e compra de votos, cuja pena pode chegar a até quatro anos de reclusão e multa, além da caracterização de ilícito eleitoral por abuso de poder político e econômico.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas, onde serão eventualmente periciados pelo Núcleo Técnico-Científico e analisados.