O corpo técnico especializado da Defesa Civil do Estado de São Paulo se mobilizou para auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas registradas no primeiro fim de semana de novembro.
As cidades de Regente Feijó, Assis, Araraquara, Américo Brasiliense e Barretos foram severamente afetadas, com registro de ventos que chegaram a 95 km/h em algumas regiões, provocando quedas de árvores, danos estruturais e interrupção temporária de serviços essenciais.
As prefeituras dessas localidades recebem orientação direta da equipe estadual no processo de decretação de Situação de Emergência, necessária para acelerar ações de resposta e recuperação das áreas atingidas.
Leia também:
BH amanhece sob alerta de chuva nesta segunda-feira (3); confira a previsão do tempo Tempestade: veja lista das 362 cidades de MG sob alerta laranja nas próximas horas Vídeo: chuva forte alaga a Fernão Dias e causa transtornos para motoristas em Contagem
O suporte oferecido pela Defesa Civil inclui a análise dos danos, apoio na instrução documental, orientação para elaboração dos decretos municipais e acompanhamento do registro no sistema federal, permitindo que os municípios tenham acesso mais rápido a recursos e medidas emergenciais.
Segundo a Defesa Civil, o objetivo é garantir que os municípios afetados atuem com segurança jurídica e celeridade, priorizando a proteção da população e a restauração dos serviços essenciais.
“A presença do estado ao lado dos municípios é fundamental nesse momento. Nosso corpo técnico está atuando diretamente para orientar as administrações locais, agilizar processos e assegurar que as cidades tenham acesso ao suporte necessário para reconstrução das áreas afetadas”, afirmou o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (3), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, a temperatura se mantém de 17°C a 24°C. O dia será nublado, com previsão de chuvas isoladas para a manhã e pancadas à tarde. A previsão para terça-feira (4) não destoa muito, com mínimas de 18°C e máxima de 26°C.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica bastante chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e, em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e Centro-Sul do estado.
A aproximação de sistemas frontais favorece acumulados superiores a 80 mm em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro, e mais de 200 mm no Centro-Sul de Minas Gerais. Por outro lado, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar no interior de São Paulo e Minas Gerais, com valores inferiores a 30%