A Latam se posicionou sobre a batida entre dois aviões enquanto se deslocavam na pista do Aeroporto de Congonhas. A colisão aconteceu na manhã desta terça-feira (3) e um dos aviões tinha destino a Brasília. De acordo com a Latam, ninguém se feriu durante a batida e agora as aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes foram reacomodados em outros voos da companhia.
A empresa disse ainda que lamenta a batida e que “colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento”.
Em imagens obtidas pela reportagem mostram o momento em que o comandante do voo Latam 3004 informa aos passageiros sobre o choque com outra aeronave. O acidente aconteceu quando um Airbus A-320 taxiava e atingiu um Airbus A-319 que iniciava o pushback - sendo o procedimento pelo qual um avião é rebocado desde a porta de embarque.
A aeronave A-319 sofreu danos na traseira, com parte da fuselagem amassada. Em outra gravação, é possível ver o exato momento em que as aeronaves se chocam.
“Infelizmente durante o nosso táxi, a princípio houve uma colisão com outra aeronave que estava iniciando o push back para a partida. Informo que, devido à nossa segurança, teremos que retornar na posição para o check da aeronave, agradeço colaboração de todos. Esta aeronave, devido ao ocorrido, não em condições de prosseguir o voo, mas como a empresa informou, já tem outra aeronave disponível para prosseguir o voo e só estão aguardando posicionamento dessa aeronave para efetuar o embarque para essa aeronave. Agradeço a todos a compreensão”, disse o piloto aos passageiros.
Confira a nota da Latam na íntegra:
A LATAM registrou nesta terça-feira (3/12) contato em solo entre duas aeronaves que realizavam taxiamento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, que foram desembarcados normalmente e em total segurança. As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia. A LATAM colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento.
A LATAM lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.