Ouvindo...

Polícia vai usar Ferrari e Land Rover aprendidos em operação que investiga Deolane e Gusttavo Lima

Veículos serão usados em exposições da Polícia Civil de Pernambuco por sete meses; decisão judicial diz que objetivo é garantir a “preservação dos bens” e mostrar o trabalho da corporação no combate a crimes de colarinho branco“

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a Polícia Civil a utilizar dois carros de luxo apreendidos durante a Operação Integration, que investiga a influenciadora Deolane Bezerra e o cantor Gusttavo Lima. A decisão da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, foi publicada no dia 30 de outubro.

A magistrada determinou que os veículos sejam usados apenas para exposição em ambientes internos da Delegacia Geral e em eventos institucionais, com a devida proteção e caracterização provisória como “PCPE”. A utilização dos carros em ações de rotina da polícia está proibida.

Os carros - uma Land Rover RRS P530 LE (avaliada em R$ 1 milhão) e uma Ferrari Purosangue (avaliada em R$ 7,1 milhões) - ficarão sob posse da Polícia Civil de Pernambuco por sete meses. Os veículos terão a manutenção custeada pela corporação durante todo o período.

Leia também

De acordo com a decisão, o uso dos carros tem como objetivo educar crianças e jovens sobre as ações da polícia contra crimes de colarinho branco.

“A exposição dos veículos deve seguir a diretriz pedagógica, visando conscientizar a população, especialmente a juventude, sobre a atuação da Polícia Civil no combate a crimes de colarinho branco e na luta contra organizações criminosas. Afinal de contas, a educação é uma ferramenta poderosa de empoderamento. Jovens bem informados e preparados são mais propensos a buscar oportunidades de trabalho, a se envolver em iniciativas sociais e a lutar por seus direitos e pelos direitos de outros. Dessa forma, a educação não apenas transforma vidas individuais, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, escreveu a magistrada.

Cruz ainda determinou que a autoridade de trânsito emitisse um certificado provisório de registro e licenciamento dos carros em nome da Polícia Civil de Pernambuco. É obrigação da corporação manter os veículos em bom estado, já que eles poderão ser confiscados ou restituídos aos donos no fim da investigação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais