O clima é tenso mais uma vez na comunidade da Muzema, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nessa madrugada, segundo testemunhas, milicianos tentaram invadir a comunidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o intenso tiroteio na região que é palco de uma disputa por território entre traficantes e milicianos. Por conta do tiroteio, 190 ônibus interromperam a circulação na Muzema. De acordo com a Rio Ônibus, o Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio, todas as linhas da região estão com desvios de itinerário.
“É um verdadeiro absurdo, que se repete quase todos os dias, nos mesmo lugares, e nenhuma providência é tomada. O Rio Ônibus repudia os atos criminosos que afetam tanto a vida da população e apela para que as autoridades tomem as devidas providências para garantir o direito básico de deslocamento das pessoas”, diz um trecho da nota.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Polícia Militar disse que policiais militares do 31º BPM (Recreio) intensificaram a presença policial na Comunidade da Muzema e que o Bope continua atuando na comunidade. Ainda segundo a polícia, não há registros de confrontos ou feridos na Muzema.
Leia também
Entre a noite desse domingo (20) e a madrugada desta segunda-feira (21), bandidos usaram mais uma vez ônibus como barricadas para impedir a chegada da polícia e de milicianos. Somente neste final de semana, de acordo com a Rio Ônibus, quatro coletivos foram sequestrados e utilizados como barricadas, na região da Muzema. Nos últimos 12 meses, já foram 140 veículos. Um coletivo ainda foi vandalizado e teve suas janelas quebradas.
Nesse sábado (19), câmeras de segurança registraram cerca de 30 homens armados com fuzis e pistolas andando armados pela comunidade. Testemunhas afirmam que são milicianos tentando retomar o controle territorial da favela, que atualmente é dominada pelo tráfico do Comando Vermelho. Segundo relatos de moradores, o grupo de milicianos invadiu comércios para extorquir o dinheiro e pegar alimentos dos comerciantes.
Na última quarta-feira (16), policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), realizaram uma operação na comunidade da Tijuquinha, próxima a Muzema, com o objetivo de evitar disputas territoriais entre grupos rivais na região.
Por meio de nota, a Rio Ônibus completou que “a recorrência dos casos reiteram a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. “