Ouvindo...

Onda de Calor: com temperaturas de até 40ºC, São Paulo está em alerta para incêndios

Os próximos dias deverão ser marcados pela presença de tempo seco e firme em todo estado de São Paulo

Incêndios florestais atingiram várias cidades de São Paulo em setembro

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), alerta para risco de incêndio entre segunda-feira (30) e quarta-feira (2), em todo estado. As temperaturas podem chegar aos 40°C e Umidade Relativa do Ar a 10% em algumas regiões.

O Mapa de Risco de incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

Os próximos dias deverão ser marcados pela presença de tempo seco e firme em todo estado de São Paulo. Como não há previsão de incidência de chuva, o destaque girará em torno das temperaturas, que se elevam gradualmente, garantindo a sensação de calor e abafado em todo Estado.

Como o tempo estará seco, os índices de Umidade Relativa do Ar devem cair no período da tarde, aumentando o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea. Por conta de todo esse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação seca devido ao risco para queimadas. Neste momento, quatro municípios paulistas têm focos de incêndios ativos. São eles: Santa Isabel, São José dos Campos, Luiz Antônio e Jaú.

Leia também

Previsão do tempo

As temperaturas podem chegar aos 36 °C na Região Metropolitana da Capital, no período mais quente do dia. Destaque para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 20%.

Para São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem ficar na faixa dos 40° C, com umidade relativa do ar abaixo dos 15%. Em Franca, Barretos e Ribeiro Preto, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 39°C com umidade relativa do ar abaixo dos 10%. Nas regiões de Araraquara e Bauru, temperatura máxima de 38 °C com umidade relativa do ar abaixo dos 15%. Presidente Prudente e Marília, a máxima chega aos 39°C com umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Já para a região de Sorocaba e Campinas, a máxima prevista é de 37°C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Para a Região de Itapeva, máxima de 38º C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Na Região do Vale do Paraíba, a temperatura máxima alcança os 36º C com umidade relativa do ar abaixo dos 15% e na Serra da Mantiqueira, a temperatura máxima chega aos 28º C e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 20%.

Recomendações à população

Com risco elevado para queimadas e previsão de tempo quente e seco, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.