Os dias de calor intenso e tempo seco estão com os dias contados no Sul do Brasil. Uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul entre quinta (12) e sexta-feira (13), trazendo chuva forte, com trovoadas, e alguns temporais isolados, especialmente de granizo, de acordo com informações do MetSul.
O órgão alerta ainda que as fuligens das queimadas podem se precipitar junto com a chuva, causando um
No Centro-Oeste e Oeste do Rio Grande do Sul, o céu ficará nublado, com chuva e temperatura baixa. Há previsão de chuva forte, com raios e trovoadas. A região metropolitana de Porto Alegre terá céu nublado e risco de chuva fraca de manhã e à tarde, aumentando à noite.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Sul e Oeste de Santa Catarina, Oeste Paranaense e todo o estado do Rio Grande do Sul estão sob alerta amarelo (perigo potencial) de tempestade. É esperada chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Apesar da frente fria no Sul do país, ela não será capaz de levar chuva ao resto do país. De acordo com o Climatempo, a frente fria deve acabar com a onda de calor que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste, diminuindo as temperaturas a partir do fim de semana, mas o tempo seco continuará nessas regiões.
Risco de incêndio tem alerta prorrogado em SP em meio à onda de calor Onda de calor: veja as 196 cidades de Minas com previsão calorão em pleno inverno
Os estados que devem sentir a queda nas temperaturas são: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Apesar da trégua no calorão, o órgão informa que as temperaturas voltam a subir a partir da próxima terça (17) ou quarta-feira (18).