O fenômeno da “chuva preta” foi registrado por moradores de cidades do Sul do Rio Grande do Sul na segunda-feira (9).
A
O fenômeno também foi visto no Uruguai, na fronteira com o Rio Grande do Sul. A previsão é de mais chuva para os próximos dias, e a “
O deslocamento de frentes frias nesta quarta (11), quinta (12) e sexta (13) causará mais chuvas, segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo. Com isso, a “chuva preta” pode atingir não só Rio Grande do Sul, mas os outros estados da região Sul do Brasil.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista da Climatempo, a chuva, que teve alteração em sua cor, é resultado das queimadas no país. As fumaças de incêndios no Norte e Centro-Oeste acabaram chegando à região.
“A gente tem um canal de vento que sai da Amazônia, passa pelo Centro-oeste e atinge também a região Sul”, explica ela.
A modificação na coloração da água das chuvas também é ocasionada pelas partículas de fuligem espalhadas na atmosfera. Para a meteorologista, além da chuva, a fumaça proveniente dos incêndios também gera o fenômeno conhecido como sol alaranjado.
“É uma evidência da presença de fuligem e fumaça na atmosfera. Ou seja, quando existem muitos poluentes, é gerado um reflexo. Quanto mais variar a coloração de laranja para vermelho, mais material particular têm na atmosfera”, ressaltou Andrea.
*Com informações de CNN Brasil