A cidade de São Paulo por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (9) foi considerada a metrópole com a pior qualidade de ar no mundo, conforme o site IQAir - da Suíça. Moradores da capital paulista tiveram que lidar com o ar seco e repleto de fumaça devido aos vários incêndios que acontecem na região e em várias partes do Brasil.
Leia mais:
- Rio Pinheiros, que corta a cidade de São Paulo, amanhece verde nesta segunda-feira (9)
- Tempo seco e poluído: saiba como proteger crianças e bebês e evitar doenças respiratórias
São Paulo chegou a registrar um índice de 160, o que significava mais de dez vezes a quantidade de partículas de poeira finas no ar recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Conforme a empresa, a capital paulista superou a quantidade de poluição no ar de cidades do Vietnã e do Paquistão.
Os bairros Capão Redondo, Limeira, Pinheiros, Santa Terezinha, Interlagos e Guaratinguetá foram os que registraram pior qualidade do ar. Todos eles apresentaram valores maiores que 150 no índice, com destaque para Capão Redondo que registrou 175. Da primeira hora do dia até as 17h a cidade registrou índices com valores entre 159 e 170, nesse o intervalo a qualidade do ar foi considerada insalubre.
A IQAir é uma empresa que comercializa dispositivos para monitorar e para melhorar a qualidade do ar, além de máscaras. O ranking divulgado pela empresa considera cerca de 120 grandes cidades, entre elas, as maiores metrópoles do mundo.
As posições são calculadas de acordo com milhares de dados de estações de monitoramento da qualidade do ar e de sensores operados por instituições governamentais, instituições de pesquisa e organizações beneficentes.