O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, morreu após um erro na hemodiálise o colocar em contato com um ácido que o intoxicou.
Bruno ficou internado 18 dias no Pronto-Socorro Central Dr. Armando Gomes de Sá Couto, de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para o qual foi transferido, quando passou mal devido ao procedimento.
Segundo o laudo da unidade de saúde, ele teve hemorragia cerebral, edema e insuficiência respiratória aguda. Bruno morreu nessa segunda-feira (8).
Leia mais:
O caso teve início no dia 20 de agosto, quando o entregador deu entrada em uma clínica de hemodiálise, também em São Gonçalo. O diretor técnico da instituição, que é particular e conveniada do SUS, reconheceu a falha e disse que, na máquina de diálise, havia resíduos de ácido peracético, produto químico usado na limpeza de equipamentos médicos.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que segue ouvindo testemunhas. As investigações apontam que o erro ocorreu durante troca do profissional responsável pelo procedimento.
As equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde estiveram na clínica e afirmaram que uma investigação administrativa está em andamento.
O corpo do entregador será levado, nesta terça-feira (9), ao Instituto Médico Legal.