Ouvindo...

Em meio a queimadas pelo Brasil, qualidade do ar é considerada ‘insalubre’ em ao menos nove estados

Monitoramento foi realizado pela IQAir, empresa suíça que monitora a qualidade do ar em todo o mundo; incêndios em São Paulo colocam 48 cidades em alerta

Incêndios em São Paulo fizeram céu de Brasília amanhecer encoberto por fumaça nesta segunda-feira (26)

A fumaça das queimadas registradas em parte da região Sudeste, Norte e Centro-Oeste cobriram diversas cidades do Brasil e tornaram o ar “insalubre” em pelo menos nove estados. Essa é a conclusão do IQAir, empresa suíça que monitora a qualidade do ar em todo o mundo.

Segundo os dados da IQAir, nesta segunda-feira (26), o ar foi considerado “insalubre” em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará, além do Distrito Federal. Em Rondônia, a qualidade do ar foi classificada como “muito insalubre”.

Em uma mapa interativo da plataforma da IQAir, é possível ver em quais regiões do país o ar está pior. As regiões em vermelho são consideradas “insalubres”, e as de roxo “muito insalubres”.

Já as regiões em laranja estão com o ar “insalubre para grupos de risco”, as em amarelo estão “moderadas”, e as verdes estão “boas”. Veja o mapa abaixo.

Leia também

Na manhã desta segunda, Brasília (DF) amanheceu encoberta por fumaça devido aos incêndios florestais no interior de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, 48 cidades paulistas estão sob alerta máximo para queimadas. Os incêndios já deixaram dois mortos e 66 feridos em todo o estado.

Há a suspeita de que os incêndios foram criminosos e teriam sido provocados de forma coordenada. Três pessoas já foram presas nas cidades de Batatais, São José do Rio Preto e Porto Ferreira.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.