Ouvindo...

Tragédia da Voepass: empresa responde questionamentos do governo e diz dar assistência 24 horas

Acidente ocorrido na última sexta-feira (9) deixou 62 mortos — 58 passageiros e 4 tripulantes

A Voepass respondeu aos questionamentos feitos pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre o acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (9), em Vinhedo (SP). No episódio, 62 pessoas morreram — 58 passageiros e 4 tripulantes.

De acordo com o órgão, a empresa informou que ativou seu Plano Local de Resposta à Emergência e Assistência às Vítimas e seus Familiares (PLE) e reafirmou “o compromisso em colaborar com as autoridades na investigação das causas do acidente, bem como de oferecer assistência contínua aos familiares”.

O PLE, de acordo com a Voepass, estabelece procedimentos específicos a serem seguidos no caso de desastres, e, de acordo com a empresa, as medidas foram implementadas assim que o acidente foi constatado.

A empresa, de acordo com a Senacon, reconheceu que o acesso à informação é um direito fundamental do consumidor e alegou que suas ações estão focadas em garantir a maior transparência e apoio possíveis aos familiares das vítimas.

As informações fornecidas, contudo, serão analisadas pela Senacon, que pode solicitar complementações, caso necessário. Com base na análise das respostas, o órgão poderá tomar uma série de medidas, desde o encaminhamento para a abertura de um processo administrativo até a avaliação da necessidade de adoção de medidas cautelares.

Leia também

Quais foram as normas de atendimento fixadas pela Voepass?

  • Presencial: no Centro de Acolhimento aos Familiares (CAF), em São Paulo (SP), e no Hotel Nacional Inn, e em Cascavel (PR).
  • Telefônico: pelo número 0800- 9419712
  • On-line: informações disponíveis na sala de imprensa on-line da companhia.

Além disso, a Voepass informou que oferece deslocamento, hospedagem, alimentação e segurança dos familiares em São Paulo ou em Cascavel (PR).

Medidas adicionais

  • Apoio 24 horas com uma equipe multidisciplinar especializada em saúde mental;
  • Transporte gratuito para deslocamentos necessários;
  • Assistência no Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo e no Instituto Oscar Freire;
  • Hospedagem e alimentação para os familiares próximos ao Centro de Atendimento aos Familiares em São Paulo ou em Cascavel (PR); e
  • Suporte em procedimentos funerários, conforme solicitado.

A empresa comunicou que suspendeu a cobrança de multas para reembolsos, cancelamentos e alterações de datas de voos relacionados ao acidente. A Voepass também garantiu que segue com as revisões e manutenções nas aeronaves, em conformidade com as normas de segurança.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.