O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou, nesta segunda-feira (22), um edital para um novo concurso público, com disponibilidade de 150 vagas iniciais e outras 750 vagas para formação de cadastro reserva.
As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h desta sexta-feira (26) até o dia 19 de agosto, às 23h59, no
Além dos benefícios previstos em lei, os futuros colaboradores do banco terão assistência à saúde, assistência educacional (auxílio-babá, creche e ensinos fundamental e médio) e plano de previdência complementar.
As vagas são para o escritório de serviços do BNDES no Rio de Janeiro (RJ), mas o candidato poderá ser lotado em unidade localizada em qualquer outra cidade onde a instituição já atue ou venha a atuar. Atualmente, o banco atua nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP) e Recife (PE). Os interessados devem ter disponibilidade para fazer viagens internacionais ou no Brasil.
Leia mais:
Estação Move Hospital Odilon Behrens ficará interditada a partir desta terça-feira (16) BR-040: nova concessionária EPR Via Mineira anuncia mutirão para contratações
O processo seletivo traz vagas de analista com ênfase nas áreas de:
- Administração;
- Análise de sistemas/cibersegurança;
- Análise de sistemas/desenvolvimento;
- Análise de sistemas/suporte;
- Arquitetura/urbanismo;
- Arquivologia digital;
- Ciências contábeis;
- Ciência de dados;
- Comunicação social;
- Direito;
- Economia;
- Engenharia;
- Psicologia organizacional.
Todas as ênfases exigem formação específica, com exceção da ênfase em ciência de dados, que requer graduação superior em qualquer área de atuação. Para todas as áreas é necessário comprovar a formação por meio da apresentação de diploma ou certificado de conclusão devidamente registrado.
Novidades no edital
Depois de 12 anos sem a aplicação de um concurso, o BNDES traz, pela primeira vez, a política de cotas raciais, com 30% das vagas reservadas para pessoas pardas e pretas. Haverá, também, reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), que deverão ocupar 15% das vagas.
Os candidatos elegíveis para as cotas raciais deverão, depois de aprovados, passar pelo processo de heteroidentificação, para verificação da condição declarada. Os candidatos que se declararem PcDs deverão enviar atestado, laudo ou relatório, conforme detalhado no edital de seleção pública.
Também pela primeira vez, o concurso será aplicado em todas as capitais do Brasil. A escolha da cidade e do cargo desejado devem ser feitas no ato de inscrição.
*Sob supervisão de Enzo Menezes