Parte da população do sudeste brasileiro pode esperar temperaturas mais baixas nesta sexta-feira (19), nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) algumas cidades poderão registrar temperatura mínima de 3°C. Além das baixas temperaturas, o órgão emitiu um alerta de ‘Perigo em potencial’ para a ocorrência de baixa umidade em 13 estados.
BH registra o 5º dia mais frio do ano com 12 °C; sensação térmica chega a 4,4 °C Onda de calor de novo? Temperaturas devem ficar até 7°C acima da média em parte do Brasil
As regiões do sul e do sudoeste de Minas Gerais, do sul do Rio de Janeiro, a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba paulista podem ser atingidas pela geada. Já o alerta de baixa de umidade abrange os seguintes estados: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Roraima, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins. Nesses locais, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% a 20%.
Em Belo Horizonte, a temperatura máxima prevista para esta sexta-feira (19) é de 27°C e mínima de 12°C. A umidade do ar pode variar entre 30% a 80%, com previsão de ventos fracos e moderado.
Inverno mineiro
No inverno, em geral, a previsão do tempo para Minas Gerais é de tempo seco, com poucas chuvas decorrentes da passagem de frentes frias. Segundo o Inmet, os dias de julho no estado serão marcados por uma grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas mais baixas no período da manhã e mais altas no período da tarde.
“Nesta época do ano prevalece o tempo aberto, céu claro sem nuvens em Minas Gerais, o que (aliado a ausência de chuva) favorece para recorrência de baixos índices de umidade (inferiores a 30%) no período da tarde. A formação de nevoeiro ao amanhecer é comum na faixa leste de Minas”, explica a meteorologista do Inmet, Anete S Fernandes.