Uma nova onda de calor deve atingir quatro estados brasileiros nos próximos dias, segundo a previsão do ClimaTempo. De acordo com o órgão, uma pequena faixa na região oeste do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pode ter temperaturas de 5°C a 7°C acima da média esperada para julho, condição que caracteriza uma onda de calor.
Porém, as altas temperaturas também podem atingir outros seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Nessas localidades, a previsão é que os termômetros fique de 3°C a 5°C graus acima da média para a época (veja o mapa abaixo).
O calorão está previsto para começar nesta quinta-feira (18) e terminar na próxima quinta (25).
Leia também:
Massa de ar seco mantém tempo seco em MG; veja como fica a previsão BH completa 90 dias sem chuvas significativas; confira a previsão do tempo Brasil terá fim de semana de extremos, com frio, chuva, ventos e baixa umidade; veja previsão
Mas o que vai causar o aumento das temperaturas em grande parte do país em pleno inverno? Segundo o ClimaTempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, fazendo com que uma massa de ar quente fica estagnada em cima dos estados atingidos.
“O sistema de alta pressão intensifica a circulação do ar de cima para baixo. Esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil”, explica o órgão.