Foragido, Oruam alega problemas para recarregar tornozeleira eletrônica: ‘Não está carregando’

Justiça revogou habeas corpus e expediu um mandado de prisão preventiva contra Mauro Davi dos Santos Nepomuceno

Oruam alega problemas para recarregar tornozeleira eletrônica após ter habeas corpus revogado

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, de 24 anos, mais conhecido como Oruam, compartilhou nas redes sociais um vídeo na tarde desta terça-feira (3) para argumentar que o descumprimento de medidas cautelares foi ocasionado por um problema ao recarregar a tornozeleira eletrônica.

Nas imagens, uma testemunha tenta conectar o equipamento na tomada, mas sem sucesso. “Nenhum carregador está indo”, disse. O registro foi feito em 8 de dezembro de 2025. Assista abaixo:

Rapper está foragido

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nessa segunda-feira (2), a revogação do habeas corpus e o reestabelecimento da prisão preventiva de Oruam.

Segundo o ministro Joel Ilan Paciornik, o artista interrompeu o sinal da tornozeleira eletrônica 28 vezes em 43 dias.

“Extrapolam, em muito, um mero ‘problema de carregamento’. Tal conduta compromete diretamente o controle estatal sobre a liberdade do acusado, inviabilizando o monitoramento de seus deslocamentos e frustrando a fiscalização imposta pelo Juízo”, analisou o magistrado.

Um mandado de prisão foi expedido. Com isso, Oruam é considerado foragido da Justiça e pode ser preso a qualquer momento.

As acusações contra Oruam

Antes de ser beneficiado pelo habeas corpus em setembro de 2025, o artista passou 69 dias preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro.

Oruam é investigado em uma ação penal que apura uma tentativa de impedir, em julho, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) de cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente apontado como membro do Comando Vermelho.

Além disso, o artista é suspeito de sete crimes: associação ao tráfico de drogas, tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.

Leia também

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ouvindo...