Ouvindo...

Com Ziraldo como patrono, Fliaraxá começa nesta quarta (19); saiba como acompanhar mesmo fora da cidade

Escritoras como Conceição Evaristo, Bruna Lombardi e Djamila Ribeiro estarão em Araxá para o festival literário

Fliaraxá terá escritores como Aline Bei, Stefano Volp, Afonso Cruz, Bruna Lombardi, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Marcelo Rubens Paiva, Geni Núñez e Hannelore Cayre.

Escritores nacionais e internacionais começam a chegar hoje (19) à cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, para participar do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá). Na 12a edição, o Festival homenageia a escritora Conceição Evaristo, a atriz e escritora Bruna Lombardi e a filósofa e escritora Djamila Ribeiro.

O cartunista Ziraldo, morto neste ano, é o patrono da edição e tema de um concurso de redação que envolve as escolas da cidade.

Leia mais:

O tema deste ano é “Memória, Literatura e Diversidade”. Também por isso, esta edição do festival terá equidade de gênero e raça entre os 110 convidados.

Leia também

E não é preciso estar em Araxá para acompanhar a programação - todas as conversas serão transmitidas no canal de YouTube da Fliaraxá.

Veja alguns dos destaques da programação de escritores nacionais e internacionais:

  • 19/06 - 20h - Eliana Alves Cruz e Hannelore Cayre (com tradução simultânea)
  • 20/06 - 20h - Socorro Acioli, Marcelo Rubens Paiva e Renato Noguera
  • 20/06 - 21h - Afonso Cruz, Teresa Cárdenas e Eliana Alves Cruz
  • 21/06 - 18h - Stefano Volp, Márcia Tiburi e Geovani Martins
  • 21/06 - 20h - Aline Bei, Afonso Cruz, Eliana Alves Cruz
  • 22/06 - 11h - Paloma Jorge Amado, Conceição Evaristo e Guilherme Amado
  • 22/06 - 19h - Afonso Cruz, Geni Núñez e Tom Farias
  • 22/06 - 20h - Bruna Lombardi, Djamila Ribeiro e Sérgio Abranches
  • 23/06 - 14h - Geni Nuñez

Todas as atividades do Festival são gratuitas, com a curadoria nacional de Afonso Borges, Tom Farias, Sérgio Abranches e curadoria local de Rafael Nolli, Luiz Humberto França e Carlos Vinícius Santos da Silva. Veja aqui a programação completa.

Literatura em Araxá

Conhecida pela gastronomia, pelo Grande Hotel e também pela história de Dona Beja, Araxá também tem tradição nas letras. A produção local estará representada de diversas formas no evento. Uma delas é na exposição fotográfica “Narrativas Araxaenses”, que traz fotos de escritores araxaenses e professores negros locais, todas exibidas na entrada da Fundação Calmon Barreto, espaço que acolhe o evento. São 60 pessoas da cidade que fazem parte da vida de Araxá em áreas diversas e que podem inspirar novas gerações.

Diariamente há programação com escritores locais e regionais, que pode ser conferida aqui.

Serviço:

  • 12.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
  • De 19 a 23 de junho de 2024, de quarta-feira a domingo
  • Local: Programação presencial na Fundação Cultural Calmon Barreto, e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
  • Entrada gratuita

Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.