Ouvindo...

Mineiro Ziraldo ‘eternizou’ mascotes do futebol brasileiro; entenda

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, o cartunista desenhou os mascotes dos clubes da Copa União de 1987

Cartunista mineiro de Caratinga, Ziraldo foi o responsável pelos desenhos dos mascotes dos clubes da Copa União de 1987

Cartunista desde o início da década de 1950, Ziraldo, que morreu neste sábado (6), aos 91 anos, no Rio de Janeiro, teve grande importância no futebol brasileiro. Flamenguista declarado, mas nascido em Caratinga, interior de Minas Gerais, o profissional foi o responsável pelos desenhos dos mascotes da Copa União, o Campeonato Brasileiro de 1987.

A iniciativa foi um pedido do chamado “Clube dos 13", grupo formado pelos principais times do Brasil. À época, o cartunista, no entanto, reproduziu também os mascotes de outras equipes, como Goiás e Santa Cruz.

Cabe lembrar que, para alguns casos, a decisão da escolha do mascote foi polêmica. O Botafogo, por exemplo, na teoria tinha um cachorro Biriba como mascote, mas também havia o Manequinho, um garoto fazendo xixi, que estava na época na sede do clube, em General Severiano. Por votação, o menino foi idealizado.

No Palmeiras, a dúvida foi entre o porco e o periquito, que acabou escolhido. A outra opção, no entanto, nunca perdeu força e atualmente é presença constante nos jogos da equipe alviverde.

Alguns desenhos do cartunista, inclusive, estamparam as páginas dos respectivos clubes no álbum de figurinhas de 1987 e dos anos seguintes, que era elaborado pela Editora Abril.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.