O real é a sétima moeda que mais se desvalorizou em 2024 em relação ao dólar, segundo dados da agência classificadora de risco de crédito Austin Rating. A moeda brasileira perdeu 9,5% do seu valor em relação à moeda americana. O ranking é liderado pela Nigéria, onde a sua moeda (naira) teve quase 43% de desvalorização (confira o top 10 no fim da matéria).
Em geral, a maior parte das moedas estão se desvalorizando em relação ao dólar por conta da política monetária adotada pelo Federal Reserve (Fed), o ‘banco central dos Estados Unidos’. As incertezas globais também influenciam esse resultado. Porém, de acordo com o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, o resultado do Brasil pode ter relação com o descontrole fiscal do Governo Federal.
‘Quando a gente olha os fatores que têm levado a desvalorização de diversas moedas no mundo, principalmente os países emergentes, a gente tem como principal fator a decisão dos juros nos Estados Unidos. No entanto, vemos que o Brasil está lá em cima do ranking, ao lado da Argentina, que está numa baita crise, e com outros países da África que, em geral, vivem conflitos. E aí, então, a gente vai tentar entender quais são os motivos, já que a gente não está vivendo um confronto civil nem uma crise como a argentina. O que sobra? O descontrole fiscal’.
Além das incertezas com o mercado americano, os conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu também impactam nos números. A cautela é refletida na cotação do dólar, que chegou ao maior valor desde janeiro de 2023.
Moedas que mais se desvalorizaram em 2024 em relação ao dólar
- Naira (Nigéria): -42,8%
- Libra (Egito): -35%
- Libra Sul Sudanesa (Sudão do Sul): -29,9%
- Cedi Gana (Gana): -20,1%
- Peso Argentino (Argentina): -10,5%
- Iene (Japão): -10,1%
- Real (Brasil) -9,5%
- Lira Turca (Turquia) -8,7%
- Peso (México): -8,1%
- Franco Suíço (Suíça): -6,8%
(Com informações de CNN Brasil)