Ouvindo...

Times

Como fica a previsão do tempo no Brasil em junho? Confira levantamento do Inmet

Mês que marca a chegada do inverno tem previsão de chuvas e temperaturas acima da média

O mês que marca o início do inverno está chegando. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de junho no Brasil indica chuvas e temperaturas acima da média para o período.

As chuvas acima da média podem atingir as regiões Norte e Nordeste. Já no Centro-Oeste, no Sudeste e na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica. Ou seja, as chuvas podem continuar no RS mas a previsão não indica intensidade elevada.

Leia também

De acordo com o Inmet, o inverno vai começar ‘pontualmente’ no dia 21 de junho, às 17h15.

Temperaturas

Quanto às temperaturas, a previsão do Inmet indica que deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central, devido à redução das chuvas. Há possibilidade de excesso de calor em algumas áreas.

Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC.

Na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a Região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC.

Já em áreas de maior altitude da região sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Também há possibilidade de geada em algumas áreas, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, comum nesta época do ano.

Impacto na safra

Considerando a previsão para junho e seu possível impacto na safra de grãos 2023/2024, o Inmet pontua que as chuvas acima da média vão beneficiar a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão, na faixa norte e leste da região do Nordeste.

A previsão de poucas chuvas, nas áreas do MATOPIBA (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), pode reduzir os níveis de umidade no solo. O que também é esperado no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, parte do Paraná e oeste dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

*Sob supervisão de Marina Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais