A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza na manhã desta terça-feira (21), uma operação contra um dos principais esquemas de fornecimento de drogas da facção Comando Vermelho, em parceria com a mesma facção que atua no Amazonas.
Batizada de Rota do Rio, a ação tem o apoio da Polícia Civil do Amazonas. O objetivo é cumprir 99 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará.
Os alvos são pessoas físicas e jurídicas identificadas como integrantes ou associados a um dos “braços operacionais e financeiros” do Comando Vermelho.
Alguns dos mandados são cumpridos nas comunidades Fallet e Fogueteiro, na Região Central do Rio, além de endereços nobres da cidade como Ipanema, Arpoador, Copacabana, Barra da Tijuca, Catete, Recreio; e nas cidades de Cabo Frio e Búzios, na Região dos Lagos.
De acordo com as investigações, houve um racha na facção Família do Norte, e um dos lados migrou para o CV e fundou o Comando Vermelho do Amazonas (CVAM), reconfigurando as rotas das drogas pelo país. As investigações, que contaram com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos, apontaram ainda que para ocultar a origem ilícita dos recursos oriundos da compra e venda de drogas, a organização criminosa realizava pagamentos de forma pulverizada a diversos laranjas e empresas, entre elas um frigorífico. Num período de dois anos, a organização movimentou aproximadamente R$ 30 milhões em recursos ilícitos. A ação de hoje tem o objetivo de buscar provas e o confisco de bens móveis e imóveis relacionados às atividades de tráfico.