O Rio Grande do Sul deve voltar a sofrer com chuvas fortes a partir desta terça-feira (21), segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima no estado gaúcho deve piorar ainda mais entre quinta (23) e sexta (24), quando um ciclone extratropical deve se desenvolver no oceano, na altura da costa do RS. O fenômeno trará chuvas fortes e uma frente fria, que vai derrubar as temperaturas no estado.
De acordo com o Inmet, o acumulado de chuvas entre esta terça e sexta pode superar os 100 mm em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Também há previsão de rajadas de vento acima dos 80 km/h e queda de granizo em áreas do estado gaúcho e Santa Catarina.
Onda de frio
O Inmet alerta que as temperaturas ficarão altas na metade norte do Rio Grande do Sul até quinta-feira (23), mas com a chegada da frente fria elas vão despencar rapidamente, chegando a ficar perto ou abaixo de 0°C nas partes altas das Serras do Sul e na região da campanha gaúcha.
Em Porto Alegre, as mínimas ficam abaixo dos 10°C a partir da sexta-feira (24) e no decorrer do fim de semana. Há expectativa de geada no Rio Grande do Sul e em parte do Sul Catarinense no sábado (25) e domingo (27).
Enchentes no RS
Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, desde o fim de abril, já afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas em 464 municípios, o equivalente a mais de 90% do estado gaúcho. De acordo com os dados mais atualizados, são 161 mortos, 85 desaparecidos, 806 feridos, mais de 72 mil em abrigos e mais de 580 mil desalojados (em casa de parentes e amigos).
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.