Ouvindo...

Turistas dos EUA conseguem registrar bebê após dois meses impedidos de sair do Brasil

Casal norte-americano estava a viagem em Florianópolis quando foi surpreendido pelo nascimento prematuro do filho; cartório local não autorizava o registro

Filho do casal nasceu durante viagem de férias ao Sul do Brasil

Um casal de turistas americanos viveu uma saga de dois meses no Brasil, sem voltar para casa, até conseguir registrar o filho que nasceu ‘de surpresa’ durante as férias em Florianópolis (SC). Nesta sexta-feira (17), após a repercussão do caso no país e nos Estados Unidos, o Cartório Trindade afirmou à Itatiaia que ‘o registro do menor foi realizado na serventia’.

Sem conseguir a certidão de nascimento de Greyson, apesar de inúmeras tentativas em dois meses, o casal Christopher e Cheri Phillips não podia tirar o passaporte da criança e, assim, estava impedido de voltar para casa. Eles chegaram a entrar com processo para conseguir a documentação do filho.

O bebê nasceu prematuro, com apenas 28 semanas. O parto, previsto para o início de junho, aconteceu em 12 de março, dois dias antes da data marcada pelo casal para voltar a Cambridge, em Minessotta. Como os pais só estavam com passaportes, não tinham documentos com os nomes dos avós, e por este motivo o cartório se recusava a a emitir a certidão.

Leia também

Enquanto isso, Christopher e Cheri já estavam no terceiro mês alugando um apartamento e arcando com cuidados para o bebê em um lugar desconhecido. “A gente precisou pagar hospital, comprar roupas novas. A gente chegou no verão, agora está frio. Teve que comprar blusas e sapatos. O custo financeiro tem sido muito alto. Nossas famílias e rede de amigos estão doando dinheiro para nos sustentar”, contou ao G1.

O caso mobilizou a imprensa e políticos dos EUA. A senadoraTina Smith se pronunciou sobre o caso no X, antigo Twitter.

‘Acabei de falar ao telefone com Cheri e Chris, moradores de Minnesota presos no Brasil com seu filho recém-nascido Greyson. Tenho algumas boas notícias. Tenho pressionado para diminuir a burocracia com a embaixada brasileira e podemos finalmente confirmar que Greyson em breve terá seu passaporte para voltar para casa’, afirmou na quinta-feira (16).

À Itatiaia, o Cartório Trindade, cuja titular é Maria Alice Costa da Silva, também informou que está providenciando ‘uma nota de esclarecimento institucional para ser publicada oficialmente’.

*Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde