Em meio as novas chuvas, os bombeiros resgataram duas vítimas de um novo deslizamento, na Vila Maestra, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (12).
Conforme a corporação, pelo menos, uma pessoa morreu e outra foi socorrida para o hospital. As identificações não foram divulgadas. “O cenário no local envolve deslizamento de massa que atingiu edificação, e esta desmoronou sobre os moradores”, informou os bombeiros.
Número de mortes sobe
O número de mortes pelas chuvas e enchentes subiu para 143. De acordo com a Defesa Civil, outras 125 pessoas estão desaparecidas e 806 ficaram feridas devido aos efeitos das intempéries. O impacto atingiu 446 municípios, afetando inúmeras comunidades.
Até o momento, 81.170 pessoas encontram-se em abrigos, enquanto 537.380 foram desalojadas, buscando refúgio em meio à emergência.
Previsão
O estado do Rio Grande do Sul continua sob alerta de grande perigo neste domingo (12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),
Conforme o instituto, a chuva pode chegar a 100 milímetros com ventos intensos. Há risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamento de encostas.
Na segunda-feira (13), os ventos úmidos do oceano ainda favorecem as chuvas moderadas a fortes no norte, serra e leste gaúcho, com acumulados entre 30 e 50 milímetros até o fim do dia.
“Os ventos ganham força sobre o RS, soprando de sudoeste/sul, com velocidades entre 50 e 80 km/h, especialmente na faixa leste, favorecendo o mar mais agitado em comparação aos últimos dias”, disse o Clima Tempo.