Ouvindo...

Enchentes no RS: jacarés passam a circular nas ruas de Porto Alegre em áreas alagadas

Biologo alerta população sobre cuidados que devem ser tomados ao encontrar o animal

Jacaré Porto Alegre

Além das enchentes, os moradores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também estão tendo que conviver com a presença de jacarés nas ruas alagadas. Várias pessoas que estão na região tem feito relatos de terem visto os animais ‘nadando’ nos locais.

Nas redes sociais, o biólogo Theo Vieira deu recomendações para os moradores e pessoas envolvidas no resgate. “A gente já tem confirmação de jacaré dentro da cidade, na rua Getúlio Vargas”, confirmou.

“Esses animais ficam nas margens dos rios, mas as margens agora estão dentro da cidade ta? Se vocês avistarem algo que parece um tronco grande, não cheguem perto”, recomendou o profissional.

Riscos do contato com água de enchente

“Um grande problema das enchentes são que elas levam lixo, lama e água de esgoto para dentro das casas, o que gera a contaminação da água que seria apropriada para o consumo. Além da inundação do ambiente que gera o contato com a pele das pessoas”, explicou o infectologista Cristiano Galvão, da Oncoclinicas Belo Horizonte.

Entre as doenças que as pessoas que estão em contato com as águas da enchente podem contrair, Galvão destaca:

  • Cólera
  • Dengue
  • Febre Tifoide
  • Hepatite
  • Leptospirose
  • Tétano
  • Diarreia Infecciosa

Importância da vacinação

Algumas das doenças que podem ser contraídas com o contato com água contaminada, são preveníveis a partir das vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são elas: hepatite A, tétano e dengue. No caso da dengue, a vacina ainda não está disponível para toda população, mas já é aplicada em alguns grupos, principalmente em crianças.

Quais os riscos dessas doenças para crianças?

O infectologista destaca que crianças são um grupo de risco importante, já que elas possuem um sistema imune mais imaturo. “Elas podem ter casos mais graves, em casos de febre tifoide, cólera, tétano. Além das infecções que causam diarreia, nesses casos as crianças desidratam mais rapidamente”, pontua Galvão.

Alerta Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também divulgou um material sobre os riscos e cuidados em situação de enchentes. Nele, além de apontar as doenças que podem ter a incidência aumentada, o órgão destaca o cuidado com acidentes com animais peçonhentos que podem ter saído do habitat natural.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento