Ouvindo...

Chuvas no RS: deslizamentos de terra deixam cinco mortos e três desparecidos; veja imagens

Operação retirou 220 famílias do bairro Galópolis, em Caxias do Sul; temporais já mataram 83 pessoas no Rio Grande do Sul e deixaram quase 130 mil desalojados

O Corpo de Bombeiros está em busca de três pessoas desaparecidas após o bairro Galópolis, em Caxias do Sul (RS), ser atingida por uma série de deslizamentos desde a última semana. Segundo a corporação, cinco mortes foram confirmadas até o momento. Os corpos encontrados são de três homens e duas mulheres.

Desde o início da operação, 220 famílias foram retiradas das áreas de risco de Galópolis. Vinte homens do Exército estão responsáveis por proteger as residências. Os militares ficarão no bairro até que a situação seja normalizada.

Leia também

Temporal no RS

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Quase 1 milhão de pessoas estão sem água e 424 mil sem luz.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram mais de 870 mil pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 83 mortos, 111 desaparecidos e 129.279 desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.