Voluntários resgataram, apenas nesta segunda-feira (6), de 200 a 300 animais de estimação atingidos pelas fortes chuvas na região de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O grupo, que oferece alimentação e consulta veterinária aos animais, agora pede apoio para o transporte dos pets. A tragédia já matou mais de 80 pessoas, deixou quase 130 mil desalojados e mais de 110 desaparecidos (veja como ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul no fim da matéria).
Júlia Schmidt, voluntária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que está atuando no local, disse à reportagem da Itatiaia que já está trabalhando no local há mais de seis horas. Ela explica que alguns dos animais já foram identificados pelo dono e conta que o grupo precisa do apoio de mais voluntários.
‘Recolhemos mais de 200 animais na beira (do rio). Levamos todos para a triagem, para se alimentarem e serem examinados pelos veterinários. Pouco menos da metade tem dono. Eles são identificados na coleira, examinados e vão para o abrigo com os donos. Precisamos de ajuda com o transporte para levá-los daqui até os abrigos e também precisamos de voluntários para cuidarem desses bichinhos nos abrigos’.
Vídeo: voluntários resgatam até 300 pets atingidos pelas chuvas no RS e oferecem alimentos e consulta
— Itatiaia (@itatiaia) May 6, 2024
🎥Mauri Dorneles/Itatiaia
👇Clique e saiba mais pic.twitter.com/agvAd3Lp5k
Temporal no RS
As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari.
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.