Ouvindo...

Chuvas no RS: pontes do Guaíba são fechadas por segurança

Nível do rio está a 4,6 metros acima do normal. Apenas ambulâncias e carros de resgate têm autorização para cruzar as pontes

O Rio Guaíba transbordou em Porto Alegre e as águas invadiram pontos da cidade

As pontes que atravessam o rio Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), foram fechadas para o tráfego de veículos comuns na manhã desta sexta-feira (3). Apenas ambulâncias e carros de resgate têm trânsito autorizado. A decisão foi tomada por motivo de segurança. O rio Guaíba está a 4,6 metros acima do nível normal. A medida foi anunciada pelo ministro de Transportes, Renan Filho.

Porto Alegre tem duas rodovias federais fechadas devido ao alagamento causado pelas chuvas dos últimos dias. A BR-386 e a BR-448 estão completamente interditadas.

As águas vêm dos vales do Caí e do Taquari e desaguam no Guaíba, aumentando o volume de água do rio. Segundo o último boletim da Defesa Civil, foram registradas 31 mortes. Há 74 desaparecidos, 56 feridos, 17.087 desalojados e 7.165 pessoas em abrigos nos 235 municípios atingidos. No total, 351.639 pessoas foram afetadas.

As mortes foram em Gramado (4), Canela (2), Candelária (1), Caxias do Sul (1), Boa Vista do Sul (2), Paverama (2), Salvador do Sul (2), Serafina Corrêa (2), Santa Cruz do Sul (2), Santa Maria (2), Taquara (2), Bento Gonçalves (1), Pantano Grande (1), Putinga (1), Itaara (1), Encantado (1), Segredo (1), São João do Polêsine (1), Silveira Martins (1) e Vera Cruz (1).

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Mais de 500 mil pessoas estão sem água e há mais de 292 pontos sem luz.

Live do governador

Em live no início da tarde desta sexta-feira (3), o governador Eduardo Leite (PSDB) explicou que as pontes que cortam o Guaíba, na região metropolitana, foram interditadas preventivamente. “Os engenheiros recomendaram fazer a interdição. Vamos manter a circulação para veículos de segurança. Está chovendo na Serra Gaúcha, e até amanhã ainda teremos grande volume de água”, destacou.

O governador também recomendou que passageiros evitem o Aeroporto Internacional Salgado Filho. “O aeroporto está em condições operacionais, mas o acesso começa a ficar difícil. A gente monitora, mas quem puder evitar voos que saiam ou cheguem em Porto Alegre”, destacou.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.