Imagina ganhar na loteria duas vezes seguidas? É essa a sensação da empreendedora Brenda Nathiele, de 29 anos, que descobriu estar grávida mesmo após realizar uma laqueadura - procedimento que corta as tubas uterinas com o objetivo de evitar uma gravidez.
A jovem, que já é mãe de outros três filhos, também engravidou da caçula usando outro método anticoncepcional: o Dispositivo Intrauterino (DIU). Na época, a mineira de Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas, compartilhou o susto pelas redes sociais. Cecília nasceu em 2 de maio de 2022.
“Menos de 1% de chances do DIU falhar, porém todas as chances de Deus ser o controlador de todas as coisas na minha vida e mais uma vez Ele me enviou a benção de ser mamãe! Muito assustada ,porém muito feliz. Nunca esperava isso”, disse em um vídeo publicado no Instagram, em 13 de setembro de 2021.
A pequena Cecília nasceu em maio de 2022
Depois de o DIU falhar, a empreendedora decidiu fazer uma laqueadura após o parto para acabar de vez com o risco de engravidar novamente. No entanto, para a sua surpresa, nem mesmo a laqueadura evitou uma nova gestação.
“Adivinha de quem é esse positivo? É meu. Adivinha quem está gravida de novo? Eu. Adivinha quem é a uma em milhão de novo? Eu que acabei de ter um bebê com DIU, que não saiu do lugar, fiz laqueadura no parto e vi um pedaço da trompa e tudo. Estou gravida. Como entender? Que venha com muita saúde”, contou pelas redes sociais.
Mesmo com o susto, a empreendedora afirma estar feliz com a chegada do quarto filho. “Deus nos escolheu mais uma vez, mesmo com a laqueadura feita e todos os exames ginecológicos em dia, seremos papais de mais uma criança! Não vou negar que o susto foi muito grande, e que até hoje a ficha não caiu, mas eu acredito muito que Deus sabe o que está fazendo e vai nos capacitar para criar esse bebê", escreveu.
A empreendedora também compartilhou a reação do marido ao descobrir que seria pai mais uma vez. No vídeo, o também empreendedor Lucas Lopes chega a dizer que está passando mal. “Não tem base um trem desse não. Sério, Brenda? Não tem como não. Estou passando mal demais aqui”, desabafa.
“A reação foi assim, de muito susto, desespero, e estranho seria se não fosse assim, né? Quem tem filho sabe quantas são as responsabilidades que isso acarreta e tudo mais! Mas hoje a ficha já caiu”, comentou Brenda.
Chances de falha
De acordo com Karla Schettino, médica ginecologista do Hospital Felício Rocho, a chance de engravidar usando DIU ou após uma laqueadura é extremamente baixa.
“A eficácia de um método contraceptivo é a capacidade deste método de proteger contra a gravidez não desejada e não programada. Falando especificamente do DIU, a faixa de eficácia de 99,2% a 99,8%. Isso porque o Índice de Pearl (que mede a taxa de falha de métodos anticoncepcionais) do DIU hormonal é 0,2% e o do DIU não hormonal é de 0,8%. Então, a chance de ocorrer uma gravidez é de 2 a 8 por ano, a cada 1.000 mulheres com este método”, explica a ginecologista.
A taxa de falha na laqueadura também segue o mesmo padrão. Ela acontece quando o procedimento é revertido naturalmente pelo corpo.
“A taxa de falha da laqueadura é de 0,5%, então a eficácia do método é de 99,5%. O que significa que a cada 1.000 mulheres submetidas a laqueadura tubária, cinco vão engravidar”, afirma Schettino.
Apesar da situação de Brenda ser inusitada, a médica explica que engravidar após uma laqueadura não é algo raro. “De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma condição rara é aquela que acomete 65 pessoas em cada 100 mil individuos. Então, engravidar após a realização de ligadura de trompas não é raro, é algo pouco frequente”, finaliza.