‘Enchente das goiabas’ e Dia de São José: saiba o que o dia 19 de março representa

Como dizia Tom Jobim, as 'águas de março fecham o verão’ nesta terça-feira (19); entenda o que o dia representa

Enchente das goiabas é uma expressão antiga de MG

Nesta terça-feira (19), a Igreja Católica comemora o Dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Para além disso, este dia é marcado, como dizia Tom Jobim, pelas águas de março que fecham o verão e pela “enchente das goiabas” para a população sobretudo do interior de Minas Gerais.

Essa expressão, muito usada especialmente por pessoas mais velhas, se refere aos frutos, principalmente goiabas, que começavam a cair e eram levadas pela água das chuvas do mês de março. Por isso, o nome “enchente das goiabas”.

Há quem diga que, se chover no Dia de São José, chove o ano inteiro, dando boas colheitas. Se não chover, significa que o ano será mais difícil. Este dia marca oficialmente o fim do verão e, no dia seguinte, o início do outono.

Leia também

Prognóstico do outono

Neste ano, o outono se inicia às 0h06 (de Brasília) desta quarta-feira (20), e termina no dia 21 de junho, uma sexta-feira, às 17h51. A estação é uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. As chuvas são mais escassas durante esse período, principalmente no interior do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são observados fenômenos como nevoeiros, geadas, neve e friagem principalmente no sul.

Conforme o Instituto, a previsão é que haja um enfraquecimento do El Niño, fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Entre os meses de abril e junho, as condições do clima devem ser neutras.

Para a região Sudeste, são previstas chuvas ligeiramente acima da climatologia, especialmente em São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Nos demais locais, a tendência é de chuva próxima e ligeiramente abaixo da média. As temperaturas devem ficar acima da média.

Memes nas redes

As águas de março de Tom Jobim se tornaram memes nas redes, principalmente devido ao clima quente causado pela onda de calor que atinge o Brasil. Veja:

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”

Ouvindo...