Ouvindo...

Conheça dona Deolira, idosa de 119 anos que será estudada pela USP

Dona Deolira nasceu no dia 10 de março de 1905 em Porciúncula, no Rio de Janeiro, e mora em Itaperuna há quase dois anos

Dona Deolira não tem nenhum problema de saúde, segundo o médico que cuida dela

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco da Universidade de São Paulo (USP) irá estudar a vida da dona Deolira Glicéria Pedro da Silva, para descobrir o que está por trás da longevidade. A idosa, de 119 anos, é moradora de Itaperuna, no Rio de Janeiro e pode bater o recorde de pessoa mais velha do mundo do Guinness Book.

Dona Deolira nasceu no dia 10 de março de 1905 em Porciúncula, no Rio de Janeiro, e mora em Itaperuna há quase dois anos. Ela tinha outros três irmãos e é a única viva.

Durante a vida, dona Deolira teve sete filhos. Desses, três já morreram. A família é grande: ela tem 20 netos, 40 bisnetos e 37 tataranetos.

Leia também

A idosa não apresenta nenhuma comorbidade e não toma um remédio sequer. Conforme o médico Juair de Abreu Pereira, apresenta apenas um quadro de perda auditiva e não caminha devido à idade.

Segundo Doroteia Ferreira da Silva, neta e uma das cuidadoras da idosa, ela é ‘muito ativa’ e ‘come de tudo’. “Ela dá um banho na gente! Acho que a vó chega aos 130 anos e a gente vai embora”, contou a neta.

A idosa teve o sangue coletado por pesquisadores da USP e terá hábitos alimentares, temperamento e histórico médico estudado.

Quem é a pessoa mais velha do mundo?

Segundo o Guinness Book Records, a pessoa mais velha do mundo é María Branyas Morera, de 117 anos. Ela nasceu em 4 de março de 1907 em São Francisco, nos Estados Unidos, e reside na Catalunha desde os oito anos. Ela mora em uma casa de repouso, onde está há 23 anos.

Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.