Um homem foi preso em flagrante na quinta-feira (7) pela suspeita de espionar frequências de rádio da Polícia Civil e da Guarda Civil da capital paulista, da Grande São Paulo, do litoral e de Ribeirão Preto.
A prisão aconteceu no bairro São Domingos, em Pirituba, na Zona Norte de São Paulo. Os policiais apreenderam 27 rádios de captação de frequência, um computador e dois celulares. Outros dois suspeitos de envolvimento no caso estão sendo procurados pela polícia.
Conforme a investigação, em fevereiro deste ano, a Divisão da Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio do serviço de inteligência, encontrou à venda na internet, rádios iguais aos usados pelas forças de segurança. Em vídeos de divulgação, os aparelhos estavam na frequência da guarda e de outros órgãos de segurança.
Segundo a polícia, o esquema funcionava com apoio de outros dois homens, onde um se encarregava de encontrar as frequências das forças de segurança, outro arrumava os equipamentos e o terceiro realizava as vendas.
A Polícia Civil solicitou à Justiça a mudança da prisão em flagrante do suspeito para preventiva, ou seja, por tempo indeterminado.