Ouvindo...

Como consultar a restituição do IRPF no site da Receita Federal

Prazo para declaração de Imposto de Renda de 2024 ainda não abriu, no entanto, é possível consultar restituições anteriores,

Contribuintes querem saber da restituição antes mesmo de declarar o imposto de renda

Brasileiros que realizaram declararam o Imposto de Renda de Pessoa Física em 2023 de forma regular já receberam as restituições. Já aqueles tiveram alguma pendência e que regularizaram a declaração depois da liberação do último lote residual, que aconteceu no dia 29 de fevereiro, ainda não possuem data para receber a restituição. No entanto, com a aproximação do prazo para a declaração do IRPF 2024, é importante que os contribuintes relembrem ou aprendam a fazer a consulta dos valores a restituir.

A Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (6), as regras para a declaração do IR em 2024.

A maioria das consultas e demandas sobre o assunto Imposto de Renda podem ser realizadas no site da Receita Federal ou no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou no aplicativo e programa de computador ‘Meu Imposto de Renda’. Contribuintes que precisarem consultar restituições passadas devem acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição.

Consulta pelo e-CAC

  1. A restituição pode ser consultada no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC, no seguinte endereço: https://cav.receita.fazenda.gov.br.
  2. Faça login com a conta gov.br
  3. Clicar a aba Restituição e Compensação
  4. Clicar no botão Meu Imposto de Renda
  5. Acessar o portal Meu Imposto de Renda com a conta gov.br
  6. Clicar no ano calendário que deseja consultar

Consulta pelo portal Meu Imposto de Renda

  1. Acessar o portal Meu Imposto de Renda com a conta gov.br
  2. Clicar no ano calendário que deseja consultar

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento