Ouvindo...

Prouni: o que é renda familiar bruta mensal e como calculá-la

Governo Federal irá oferecer mais de 406 mil bolsas de estudo de 50% ou de 100% dos valores das mensalidades em universidade particulares

Os editais do Sisu, Prouni e Fies já foram divulgados pelo MEC

O processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) se iniciou nesta segunda-feira (29). A iniciativa do Governo Federal irá oferecer mais de 406 mil bolsas de estudo de 50% ou de 100% dos valores das mensalidades em universidade particulares.

No entanto, apesar de ser destinada a estudantes que fizeram o ensino médio integral ou parcialmente em escolas públicas, o benefício só é dado a estudantes que tenham renda familiar bruta dentro dos tetos estabelecidos pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC). Veja a renda familiar bruta máxima para concorrer ao Prouni 2024.

Cálculo da renda bruta máxima

  • Para bolsas integrais (100%): a renda familiar bruta por pessoa integrante da família não deve ser maior que 1,5 salario-mínimo. Ou seja, ao somar a renda de todos de uma família e dividir pela quantidade de pessoas, o valor não deve ser maior do que R$ 2.118 por pessoa.
  • Para bolsas parciais (50%): a renda familiar bruta por pessoa integrante da família não deve ser maior que 3 salários mínimos. Ou seja, ao somar a renda de todos de uma família e dividir pela quantidade de pessoas, o valor não deve ser maior do que R$ 4.236 por pessoa.
Leia também

Como se inscrever

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas.

No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC n. 1, de 2015. 

Resultado 

O processo seletivo  será constituído por duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada) de 2024.  

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.