Na última teça-feira (16), o Ministério da Educação e Cultura (MEC) liberou o balanço dos
Em entrevista à Itatiaia, o coordenador pedagógico do pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires de Andrade Barbosa, explicou como funciona a distribuição das pontuações do Enem e o porquê de tantos alunos terem fechado o exame de matemática.
Barbosa afirmou que a média da nota de matemática, não está relacionada a uma mudança na dificuldade da prova em relação aos anos anteriores, mas sim com as pontuações das questões na escala do
Afinal, como funciona essa calibragem?
“Ao montar a prova do Enem, o Inep utiliza o que a gente chama de questões calibradas - questões que já foram testadas e aplicadas pelo governo em diversas situações. Elas ganham uma pontuação dentro de uma régua de acordo com os números de acertos delas nesses testes. Quando é feita a montagem de uma prova do Enem são escolhidas questões do nível fácil ao difícil, passando pelas questões médias. Então, essas questões calibradas já vem com uma pontuação vinda desses pré-testes”, informou.
Notas totais na prova de matemática
Em Belo Horizonte, os principais colégios particulares registram alunos que tiraram total na prova de matemática no Enem 2023. Escolas como Bernoulli, Santa Marcelina, Loyola e Coleguium tiveram estudantes que estudantes alcançaram o feito.
Para Breno, o que resulta em mais alunos fechando a prova de matemática é o fato da disciplina ser uma ciência exata. “Ela é um pouco mais direta, estando menos aberta às discussões em relação às questões. Isso facilita para aqueles alunos que estudaram realmente terem certeza da alternativa que estão marcando. Diferentemente de questões de outras disciplinas de outras áreas do conhecimento em que o aluno pode ler a questão e ter domínio do assunto, mas duas alternativas acabam sendo possíveis de serem resposta - o que pode acabar confundindo”, explica.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.