O helicóptero que estava desaparecido no litoral de São Paulo desde o dia 31 de dezembro foi localizado na manhã desta sexta-feira (12) em Paraibuna, de acordo com a Polícia Militar de São Paulo. Ainda não há informações sobre as quatro pessoas que estavam na aeronave.
Desde a quinta-feira (11), as buscas estavam concentradas em Paraibuna, a cerca de 125 km de São Paulo. O município fica na região entre o Vale do Paraíba e o litoral norte do Estado, onde as buscas estavam sendo feitas.
As informações são da Equipe da Polícia Militar, que localizaram o helicóptero desaparecido há 12 dias, que tinha como destino Ilha Bela. Após a localização da aeronave, equipes vão acessar o local por terra.
🚨Em andamento🚨 Equipes da Polícia Militar acabam de localizar o helicótero desaparecido há 12 dias, que tinha como destino o Litoral Norte de São Paulo.
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) January 12, 2024
A aeronave foi localizada pelo Águia 24. #190PMESP pic.twitter.com/giaVFQ8Dym
A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelo X (antigo Twitter). De acordo com a publicação, a polícia afirma que a aeronave foi encontrado pelo Águia 24.
A reportagem da Itatiaia em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Segurança Pública de São Paulo e aguarda retorno.
No helicóptero, estavam o piloto, que oficialmente não teve a identidade revelada, Luciana Rodzewics, de 45 anos, a filha dela, Letícia Sakumoto, de 20 anos, e Raphael Torres, amigo da família que organizou o passeio.
12 dias de buscas
A FAB, a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros de São Paulo faziam buscas desde a segunda-feira (1º) para tentar localizar o
A área total onde ocorreram as buscas é de cerca de 5 mil quilômetros quadrados. Na região, que é de Serra do Mar, ficam cidades como Natividade da Serra, Redenção da Serra, Caraguatatuba e Paraibuna, onde o helicóptero foi localizado. São locais montanhosos e com densa floresta de Mata Atlântica.
Sumiço do helicóptero
A aeronave saiu do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino a Ilhabela, no litoral norte, para levar duas mulheres e um homem para um passeio no último dia de 2023.
De acordo com informações da PM, o helicóptero decolou em São Paulo às 13h10 de domingo. Depois de voar por cerca de duas horas, o piloto fez o último contato com a torre de controle, às 15h15, quando sobrevoava a região de Caraguatatuba, já no litoral.
Um vídeo feito por uma das passageiras, divulgado pela família, mostra que o tempo estava fechado, com bastante neblina naquela tarde. As autoridades foram oficialmente comunicadas do desaparecimento às 22h40. Desde então, o caso passou a ser tratado como possível queda de aeronave.
*Matéria em atualização*