Ouvindo...

Helicóptero desaparecido em São Paulo é encontrado em Paraibuna após 12 dias, diz PM

De acordo com os militares, ainda não há informações sobre as vítimas

O helicóptero que estava desaparecido no litoral de São Paulo desde o dia 31 de dezembro foi localizado na manhã desta sexta-feira (12) em Paraibuna, de acordo com a Polícia Militar de São Paulo. Ainda não há informações sobre as quatro pessoas que estavam na aeronave.

Desde a quinta-feira (11), as buscas estavam concentradas em Paraibuna, a cerca de 125 km de São Paulo. O município fica na região entre o Vale do Paraíba e o litoral norte do Estado, onde as buscas estavam sendo feitas.

As informações são da Equipe da Polícia Militar, que localizaram o helicóptero desaparecido há 12 dias, que tinha como destino Ilha Bela. Após a localização da aeronave, equipes vão acessar o local por terra.

A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelo X (antigo Twitter). De acordo com a publicação, a polícia afirma que a aeronave foi encontrado pelo Águia 24.

A reportagem da Itatiaia em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Segurança Pública de São Paulo e aguarda retorno.

No helicóptero, estavam o piloto, que oficialmente não teve a identidade revelada, Luciana Rodzewics, de 45 anos, a filha dela, Letícia Sakumoto, de 20 anos, e Raphael Torres, amigo da família que organizou o passeio.

12 dias de buscas

A FAB, a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros de São Paulo faziam buscas desde a segunda-feira (1º) para tentar localizar o helicóptero que desapareceu no domingo (31), no litoral paulista. Somente as aeronaves da FAB, sem contar os helicópteros da PM, tinham feito mais de 135 horas de voo no decorrer dos 12 dias de buscas.

A área total onde ocorreram as buscas é de cerca de 5 mil quilômetros quadrados. Na região, que é de Serra do Mar, ficam cidades como Natividade da Serra, Redenção da Serra, Caraguatatuba e Paraibuna, onde o helicóptero foi localizado. São locais montanhosos e com densa floresta de Mata Atlântica.

Sumiço do helicóptero

A aeronave saiu do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino a Ilhabela, no litoral norte, para levar duas mulheres e um homem para um passeio no último dia de 2023.

De acordo com informações da PM, o helicóptero decolou em São Paulo às 13h10 de domingo. Depois de voar por cerca de duas horas, o piloto fez o último contato com a torre de controle, às 15h15, quando sobrevoava a região de Caraguatatuba, já no litoral.

Um vídeo feito por uma das passageiras, divulgado pela família, mostra que o tempo estava fechado, com bastante neblina naquela tarde. As autoridades foram oficialmente comunicadas do desaparecimento às 22h40. Desde então, o caso passou a ser tratado como possível queda de aeronave.

*Matéria em atualização*

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Jornalista há 15 anos, com experiência em impresso, online, rádio, TV e assessoria de comunicação. É repórter da Itatiaia em São Paulo.