Dois foragidos foram presos pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira (28) em Queimadas, na Bahia, e em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a polícia, o homem e a mulher são integrantes de uma quadrilha investigada por crimes de roubos de cargas e caminhões, mediante sequestro e extorsão de vítimas, em São Paulo e Minas Gerais.
Os suspeitos tinham sido alvos de uma operação da PF realizada em 14 de dezembro. Naquele dia, 11 pessoas foram presas. Outras duas que estão foragidas ainda são procuradas pela polícia.
De acordo com a PF, a mulher foi encontrada na casa de familiares. Ela tinha deixado o estado de São Paulo desde a deflagração da operação para tentar impedir a prisão.
O outro procurado, um homem de 24 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) quando realizava mais um roubo de carga e mantinha duas vítimas em cárcere.
Os dois são investigados pela Polícia Federal por roubos na região da Rodovia Anhanguera e tinham as prisões decretadas pela Justiça em Valinhos, no interior de São Paulo.
Conforme a investigação, a quadrilha usava mulheres que se passavam por funcionárias de empresas interessadas na contratação de fretes, marcando pelo aplicativo o ponto de encontro. Ao chegarem no local, os caminhoneiros eram recepcionados por essas mulheres e roubados por elas e seus comparsas.
Durante o cativeiro, os criminosos realizavam saques e transferências via Pix, além de gravarem vídeos das vítimas (motoristas e algumas esposas que os acompanhavam), enviando-os a familiares, exigindo o pagamento de altos valores em dinheiro para os libertarem.
Os investigados responderão, entre outros, pelos crimes de associação criminosa, roubo, furto e extorsão mediante sequestro. As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.