Ouvindo...

PF mira no maior grupo miliciano do Rio de Janeiro e prende cinco suspeitos

Operação desta terça-feira (19), visa atacar o núcleo financeiro da organização criminosa, identificando toda a estrutura de imposição de “taxas” ilegais

PF mira no maior grupo miliciano do Rio de Janeiro e prende cinco suspeitos

Pelo menos cinco mandados de prisão já foram cumpridos na manhã desta terça-feira (19), numa operação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro, contra o maior grupo miliciano que age no estado, comandando pelo criminoso Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.

Batizada de Dinastia, a operação tenta cumprir doze mandados de prisão preventiva e dezessete mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa do TJRJ.

De acordo com a PF, a ação é um desdobramento de uma operação deflagrada em agosto do ano passado, que também resultou na operação Batismo, realizada nessa segunda-feira (18), e que teve como alvo a deputada estadual Lucinha, do PSD. A parlamentar, suspeita de beneficiar o grupo miliciano, foi afastado de seu cargo por determinação da justiça.

A operação desta terça-feira (19), visa atacar o núcleo financeiro da organização criminosa, identificando toda a estrutura de imposição de “taxas” ilegais a grandes empresas e pequenos comerciantes locais, bem como as contas correntes beneficiárias de tais cobranças.

Os presos, os bens apreendidos e demais documentos de interesse para a investigação serão encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Leia mais: Deputada estadual Lucinha (PSD) é afastada por suspeita de envolvimento com milícia no RJ

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.