Ouvindo...

Agente da PF da série ‘Aeroporto: área restrita’ é investigado por contrabando

A PF deflagrou operação que investiga um esquema de contrabando de ouro em aeroportos brasileiros, que tem Gianpiero Nieri Rocha como suspeito

Polícia Federal investiga esquema de contrabando de ouro em aeroportos, com partipação de agente da série “Aeroporto: área restrita”

A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (1º), a Operação Ládon, que investiga contrabando de ouro em aeroportos brasileiros. Entre os suspeitos de participar do esquema está o agente da PF Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, que é um dos protagonistas do reality “Aeroporto: área restrita”, do Discovery Channel.

A série documental mostra casos reais de contrabando por passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Internacional de Guarulhos e se tornou um imenso sucesso de público no Brasil. Na produção, o agente Gianpiero Nieri Rocha ajuda no combate ao crime pelo qual está sendo investigado.

As investigações da PF apontam que Rocha recebia ouro de garimpos ilegais e repassava para pessoas que eram responsáveis por transportar o metal precioso para o exterior. O esquema foi operado entre 2018 e 2022, quando foram contrabandeados centenas de quilos de ouro. O agente da PF Ernesto Kenji Igarashi, de 51 anos, também é suspeito de participação no esquema.

Segundo informações da PF, Rocha foi afastado de suas funções e está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele é suspeito de crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão em São Paulo, Bragança Paulista (SP), Irupi (ES), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). A Polícia Federal segue investigando o caso e apurando a participação de outras pessoas no esquema.

O contrabando é um crime grave que causa prejuízos ao país. O ouro é uma commodity de valor elevado, e seu contrabando pode gerar sonegação fiscal e perda de arrecadação para o governo. Além disso, o contrabando pode estar relacionado a outras atividades criminosas, como o tráfico de drogas e armas - que abastecem facções.

“Aeroporto: área Restrita”

A série da Discovery, “Aeroporto: Área Restrita” é um imenso sucesso de público ao redor do mundo. A série estreou em 2017 e já foi exibida em mais de 20 países, incluindo Brasil, EUA, Canadá, Portugal e Espanha.

De acordo com dados da emissora, a série é a mais assistida do canal no Brasil. Em 2023, a série teve uma média de audiência de 2,5 milhões de espectadores por episódio e ganhou destaque quando o streamer Casimiro começou a reagir aos episódios em suas lives. A série também é um sucesso nas redes sociais, com mais de 1 milhão de seguidores no Facebook e no Instagram.

A série é uma importante fonte de informação sobre a segurança dos aeroportos e sobre os crimes que são cometidos nas fronteiras. É também uma forma de valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na segurança dos aeroportos.

A Polícia Federal (PF) tem um papel importante na segurança dos aeroportos brasileiros, sendo responsável por realizar o controle de fronteira, verificar a documentação de passageiros e mercadorias que entram ou saem do país, e investigar crimes, como contrabando, tráfico de drogas e terrorismo.

Bolsonaro já foi alvo dos agentes

Governo Bolsonaro foi alvo de agente da Receita Federal da série “Aeroporto: área restrita”

O delegado da Alfândega da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos, Mario de Marco Rodrigues Sousa, um dos protagonista da série “Aeroporto: Área Restrita”, foi um dos responsáveis por identificar as irregularidades na declaração das joias que eram um presente do príncipe da Arabia Saudita para Michelle Bolsonaro.

Os itens, avaliados em R$ 16,5 milhões, foram flagrados pela máquina de Raio-X e apreendidos pela Receita Federal. A retenção das joias causou polêmica e o governo Bolsonaro chegou a pedir a liberação das joias, que foi negado pela Receita Federal.

O agente Marco Rodrigues Sousa aparece no episódio “Cartão Vermelho”, da série da Discovery, que acompanha a sua rotina na atividade aduaneira.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5comADp2QA0xVtNN04

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.