A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (1º), a Operação Ládon, que investiga contrabando de ouro em aeroportos brasileiros. Entre os suspeitos de participar do esquema está o agente da PF Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, que é um dos protagonistas do reality “Aeroporto: área restrita”, do Discovery Channel.
A série documental mostra casos reais de contrabando por passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Internacional de Guarulhos e se tornou um imenso sucesso de público no Brasil. Na produção, o agente Gianpiero Nieri Rocha ajuda no combate ao crime pelo qual está sendo investigado.
As investigações da PF apontam que Rocha recebia ouro de garimpos ilegais e repassava para pessoas que eram responsáveis por transportar o metal precioso para o exterior. O esquema foi operado entre 2018 e 2022, quando foram contrabandeados centenas de quilos de ouro. O agente da PF Ernesto Kenji Igarashi, de 51 anos, também é suspeito de participação no esquema.
Segundo informações da PF, Rocha foi afastado de suas funções e está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele é suspeito de crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão em São Paulo, Bragança Paulista (SP), Irupi (ES), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). A Polícia Federal segue investigando o caso e apurando a participação de outras pessoas no esquema.
O contrabando é um crime grave que causa prejuízos ao país. O ouro é uma commodity de valor elevado, e seu contrabando pode gerar sonegação fiscal e perda de arrecadação para o governo. Além disso, o contrabando pode estar relacionado a outras atividades criminosas, como o tráfico de drogas e armas - que abastecem facções.
“Aeroporto: área Restrita”
A série da Discovery, “Aeroporto: Área Restrita” é um imenso sucesso de público ao redor do mundo. A série estreou em 2017 e já foi exibida em mais de 20 países, incluindo Brasil, EUA, Canadá, Portugal e Espanha.
De acordo com dados da emissora, a série é a mais assistida do canal no Brasil. Em 2023, a série teve uma média de audiência de 2,5 milhões de espectadores por episódio e ganhou destaque quando o streamer Casimiro começou a reagir aos episódios em suas lives. A série também é um sucesso nas redes sociais, com mais de 1 milhão de seguidores no Facebook e no Instagram.
A série é uma importante fonte de informação sobre a segurança dos aeroportos e sobre os crimes que são cometidos nas fronteiras. É também uma forma de valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na segurança dos aeroportos.
A Polícia Federal (PF) tem um papel importante na segurança dos aeroportos brasileiros, sendo responsável por realizar o controle de fronteira, verificar a documentação de passageiros e mercadorias que entram ou saem do país, e investigar crimes, como contrabando, tráfico de drogas e terrorismo.
Bolsonaro já foi alvo dos agentes
Governo Bolsonaro foi alvo de agente da Receita Federal da série “Aeroporto: área restrita”
O delegado da Alfândega da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos, Mario de Marco Rodrigues Sousa, um dos protagonista da série “Aeroporto: Área Restrita”, foi um dos responsáveis por identificar as irregularidades na declaração das joias que eram um presente do príncipe da Arabia Saudita para Michelle Bolsonaro.
Os itens, avaliados em R$ 16,5 milhões, foram flagrados pela máquina de Raio-X e apreendidos pela Receita Federal. A retenção das joias causou polêmica e o governo Bolsonaro chegou a pedir a liberação das joias, que foi negado pela Receita Federal.
O agente Marco Rodrigues Sousa aparece no episódio “Cartão Vermelho”, da série da Discovery, que acompanha a sua rotina na atividade aduaneira.
Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp: