O bicheiro Aílton Guimarães Jorge, considerado um dos principais contraventores do Rio de Janeiro, foi homenageado por escolas de samba na quinta-feira (23). A data marca o aniversário de 82 anos de Capitão Guimarães, apelido pelo qual ficou conhecido.
A Estação Primeira de Mangueira, assim como Unidos de Vila Isabel, Portela e Imperatriz Leopoldinense estão entre as agremiações que celebraram o aniversário de Guimarães. Nas publicações, o bicheiro foi definido como “grande amante do carnaval” e benemérito da Vila Isabel.
A postagem da escola recebeu, em maioria, apoio dos seguidores, mas o caso foi diferente entre outras agremiações. Nos comentários da Mangueira, muitos internautas pediram a exclusão da homenagem e, horas depois, a imagem de Guimarães foi excluída.
O bicheiro já acumula um longo histórico de acusações criminais, além de já ter sido preso - a última vez em setembro deste ano - e liberado com manobras jurídicas. O histórico vem, inclusive, da época em que Aílton Guimarães servia o Exército no Destacamento de Operações de Informações (DOI) do Rio de Janeiro, unidade de repressão política durante a ditadura militar.
Na década de 1980, após deixar o Exército, ele teria se aproximado de um dos bicheiros mais poderosos da época, Ângelo Maria Longas, conhecido como Tio Patinhas. Com a autorização do contraventor, ele teria assumido o controle de bancas de jogo do bicho.
Guimarães foi um dos primeiros presidentes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa), e é patrono da Unidos de Vila Isabel. Atualmente, a escola é, inclusive, presidida pelo filho dele, Luiz Guimarães.