Ouvindo...

Siba quem é Tomie Ohtake, artista homenageada pelo Google nesta terça

A artista nipo-brasileira completaria 110 anos de idade nesta terça-feira (21)

O aniversário de 110 anos da artista Tomei Ohtake é o destaque do Doodle de hoje

O Google celebra nesta terça-feira (21), em sua homepage o aniversário da artista plástica Tomie Ohtake (1913-2015), que completaria 110 anos nesta data.

A artista nipo-brasileira é uma das maiores representantes do “abstracionismo informal” - conhecido pela mescla entre formas abstratas, cores primárias e pinturas elaboradas.

Segundo Tomie, sua obra pode ser considerada ocidental, porém sofre grande influência japonesa. “Esta influência está na procura da síntese: poucos elementos devem dizer muita coisa”, definiu.

Natural de Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake chegou ao Brasil em 1936, aos 23 anos. O motivo da visita era encontrar seu irmão, um dos tantos imigrantes japoneses que se estabeleceram em São Paulo. “Foi a luz amarela daqui - me apaixonei logo ao desembarcar no porto de Santos”, dizia ela.

O envolvimento do Japão na segunda guerra mundial prolongou sua permanência no país. Ela acabou se casando com o também japonês Ushio Ohtake, e construiu sua família no bairro da Mooca, em São Paulo.

Tomie Ohtake começou a pintar somente aos 39 anos. Suas obras mais conhecidas estão espalhadas pelas ruas e avenidas de São Paulo. A mais marcante delas é a escultura pública comemorativa dos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil, na avenida 23 de Maio, em São Paulo.

Ela também fez a obra em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, no porto de Santos. A obra, que tem 20 metros de comprimento, teve a presença do príncipe do Japão, Naruhito, em sua inauguração.

Sua obras também se encontram em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Curitiba e Rio de Janeiro. Em Ipatinga (MG), sua escultura, que representa o diálogo, foi criada em 2004 em homenagem aos 40 anos da Usiminas. A obra de arte está localizada na avenida Pedro Linhares, em trecho da BR-381.

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, expõe boa parte do acervo da artista e busca disseminar seu legado - abrindo as portas para novos artistas, linguagens, experimentações e temas contemporâneos.

O edifício Tomie Ohtake, localizado no bairro Pinheiros, sede do Instituto homônimo, foi projetado pelo filho do artista: o arquiteto Ruy Ohtake. Sua forma ondulada e cores estridentes marcam a paisagem da capital paulista.

Doodle

O doodle do Google é uma destaque especial e temporária do logotipo nas páginas iniciais do Google com o objetivo de comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.