Ouvindo...

CNH Popular: Governo do Ceará oferece 25 mil carteiras gratuitas; veja programa similar em MG

O Programa CNH Popular, realizado pela iniciativa privada em Minas, oferece habilitações por preços abaixo do mercado

No Ceará, Programa CNH Popular oferece mais de 25 mil carteiras de motorista gratuitas para a população de baixa renda

Dirigir pode se tornar um sonho distante para muita gente, devido aos altos preços das autoescolas pelo país. No Ceará, Programa CNH Popular oferece mais de 25 mil carteiras de motorista gratuitas para a população de baixa renda de todos os 184 municípios do estado.

Podem se inscrever pelo edital, beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas com deficiência e egressos do sistema penitenciário. As vagas são voltadas para quem deseja tirar a primeira habilitação das categorias A (moto) ou B (carro). Todos os processos para tirar a CNH, como as aulas teóricas e de direção e os exames, serão gratuitos.

Com o mesmo nome, programa em Minas oferece carteira com preços abaixo do mercado

Em outros estados brasileiros, os futuros motoristas podem se beneficiar de um outro programa com o mesmo nome. O Programa CNH Popular, realizado pela iniciativa privada, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, oferece habilitações por preços abaixo do mercado. Criado em 2011, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas pelo país.

No CNH de Minas, não há renda mínima. É necessário que o aluno seja maior de 18 anos e alfabetizado. Ele também deve comprovar residência fixa na cidade onde o Programa atender. Para participar, o aluno deve se matricular em uma das autoescolas parceiras da instituição pela internet.

A iniciativa é uma alternativa para driblar os altos preços em Minas Gerais. Segundo uma pesquisa do site Mercado Mineiro, feita em abril deste ano, o preço médio para tirar a carteira de habilitação em Belo Horizonte é R$2.075,13. Através do CNH Popular, o preço para tirar a habilitação de carro está a partir de R$ 799,99.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.