Ouvindo...

Onda de calor de 40°C atinge São Paulo com risco para a saúde; veja alerta

Temperatura ficará 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias

Imagem ilustrativa - Sol

Uma nova onda de calor atinge São Paulo nesta quarta-feira com potencial risco à saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a onda de calor a temperatura no estado ficará 5°C acima da média por período de três a cinco dias, com temperatura acima de 40°C. O alerta é válido até as 14h de quinta-feira (19). Veja lista abaixo.

Ao todo, três cidades paulistas estão sob alerta laranja de onda de calor e outras 150 devem registrar, até as 18h desta quarta-feira (18), umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Calor extremo

O Brasil pode bater novo recorde oficial de temperatura máxima, nos próximos dias, conforme previsão da MetSul Meteorologia que prevê termômetros entre 43ºC a 45ºC, no Centro-Oeste do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as máximas, nesta terça-feira (18), chegaram a 43,4ºC em Porto Murtinho (MS); 42,5ºC em Corumbá (MS); 41,2ºC em Cuiabá (automática); 41,0ºC em Água Clara (MS); 40,8ºC em Nhumirim (MS); e 40,7ºC em Amambaí (MS).

Lista das cidades

  • Castilho

  • Ilha Solteira

  • Itapura

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022