A nova fase do
"É muito importante fazer essa habilitação porque sem isso não é possível acessar ao sistema e renegociar as dívidas”, detalha o Ministério da Fazenda.
Veja como fazer
Para poder negociar, os devedores devem se habilitar no
“Este passo é importante porque se trata de uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ele, o cidadão se identifica com segurança na hora de acessar todos os demais serviços digitais, já são mais de quatro mil ofertados. É um serviço gratuito e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.”
O cadastro é realizado diretamente no portal do governo federal.
Acesse
www.gov.br Selecione “Entrar com
gov.br ”Digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta.
Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e os dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Porém, este formulário só permite o nível Bronze.
Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH ou ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso este faça parte dos que estão credenciados. São eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil. Lembrando que o devedor deve ter o número de telefone cadastrado em seu banco para recebimento do SMS de confirmação do acesso.
Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
O que é a conta gov.br?
A Conta
Além do acesso aos serviços, uma conta no