Ouvindo...

Bebê engasgado com espuma de shampoo é salvo por policiais militares

Sem ar, o bebê foi levado às pressas a um posto da Polícia Militar, onde recebeu manobras de reanimação

Família levou bebê engasgado até um posto policial e pediu ajuda

Um bebê de apenas dois meses foi salvo por policiais militares enquanto se engasgava com espuma de shampoo. O caso aconteceu no fim da manhã deste domingo (17), em João Pessoa, capital da Paraíba.

Segundo a mãe da criança, o engasgo ocorreu durante o banho. Como o bebê estava com dificuldade de respirar, ele foi levado às pressas até um posto policial, onde os familiares pediram ajuda. Ele voltou a respirar pouco após receber manobras para reanimar o bebê.

“Não desejo a ninguém. Só tenho a agradecer a Deus e aos policiais”, afirmou a mãe nas redes sociais.

Como desengasgar um bebê

Conforme orientações do Corpo de Bombeiros, em caso de engasgo um adulto deve colocar o bebê em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas. Depois, vire o bebê de barriga para cima e faça outras cinco compressões sobre o estreno, que é o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.

Se for possível ver o objeto que causou o engasgo, tente retirá-lo da boca com delicadeza. Se não for possível, continue repetindo as compressões até a chegada de um serviço de emergência. Lembre-se que esses procedimentos são válidos apenas se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

No caso de vítimas inconscientes, é preciso procurar serviço hospitalar o mais rápido possível. Em casos de urgência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, telefone 193 ou Samu, telefone 192.